sexta-feira, 17 de agosto de 2012

A Profissão de Engenheiro de Softwar




Introdução

A profissão de Engenheiro de Software é uma profissão com maior demanda nas áreas de alta tecnologia.  Além das grandes empresas de software que são classificadas como as maiores do mundo, temos também as de petróleo, automóveis, comércios e bancos. Essas são grandes consumidoras de tecnologia da informação. A indústria de software tem um papel global importante, muitos países se desenvolvem através delas, aumentando sua renda per capita.
Formação e certificação

Continua pequeno o numero de cursos de graduação na área de engenheiro de software. Um dos únicos países que exige uma profissão regulamentar nesta área são o México e os Estados Unidos. O certificado de grande difusão internacional é o programa de Certified Software Development Professional, oferecido pelo IEEE. Que também são encontrados no Brasil.
Carreira

Em muitas organizações brasileiras, os profissionais de Engenharia de software ainda recebem a denominação de analista de sistemas, remanescente das praticas dos anos 70. Várias tentativas tem sido feitas de regulamentar a profissão desse nome, gerando muita polémica. Um dos aspectos mais polêmicos é que algumas dessas tentativas visam primariamente a reservar o mercado de trabalho para pessoas com diplomas formais na área, e não a proteger o interesse do publico, como é o objetivo principal da regulamentação profissional em outros países.

A SBC (Sociedade Brasileira de Computação) mantém a seguinte posição sobre o assunto:
1. O exercício da profissão de Informática deve ser livre e independer de diploma ou comprovação de educação formal.
2. Nenhum conselho de profissão pode criar qualquer impedimento ou restrição ao principio anterior.
3. A área deve ser Auto - Regulada.

No P-CMM (Curtis + 01), para atingir o Nível 3, a organização deve dominar a área de Desenvolvimento de carreiras, que tem como meta oferecer oportunidades de carreira à força de trabalho, de forma institucionalizada ( por exemplo, por meio de um Plano de Carreira oficial), relacionam as carreiras com a gestão de competências e o planejamento da organização, como a Análise de competências, o Desenvolvimento de competências e o Planejamento da força de trabalho.

Steve McConnel descreve o modelo de desenvolvimento adotado na empresa dele, a Construx Software, que pode servir como referencia útil para as carreiras de uma organização.

A carreira adotada na Construx tem os seguintes elementos:
- Um conjunto de áreas do conhecimento, baseadas no SWEBOK, que define as especializações dentro da carreira.
- Quatro niveis de capacidade.
- Uma sequência de níveis de carreira, numerados de 9 a 14 (por razões históricas da Construx).
Em muitas organizações só é possível progredir acima de certo grau da carreira assumindo funções gerenciais. Isso é mesmo um erro, pois a carreira gerencial requer caracteristicas de personalidade e motivação que nem todas as possuem. O modelo da Carreira em Y oferece uma bifurcação entre os ramos técnico e gerencial, evitando que excelentes técnicos tenham que se transformar em gerentes medíocres para progredir na carreira.

Até o nível de bifurcação, a carreira tem ênfase técnica. Isso faz com que ninguém possa chegar a papeis gerenciais sem adquirir uma bagagem razoável de experiência técnica. A partir da bifurcação, pessoas que optem pelo ramo gerencial fazem cursos e treinamentos de orientação gerencial, como os cursos conhecidos como MBA, ou obtêm certificações de natureza gerencial, como a certificação do PMI. O ramo gerencial é exercido em papeis como Gerente de projeto e Gerente de produto, ou parcialmente, em papéis híbridos, como Gerente da qualidade, Gerente de processos e o nível mais avançado de Engenheiro de requisitos.

Código de Ética

As profissões geralmente tem um Código de ética, que visa a proteger os valores da profissão e, em especial, o interesse publico diante das ações dos profissionais.
Conforme o comprometimento com a saúde, a segurança e o bem-estar do publico, os engenheiros de software aderirão aos seguintes princípios:

1- Publico - os engenheiros de software agirão de forma condizente com o interesse publico.
2- Cliente e empregador - os engenheiros de software agirão de acordo com os melhores interesses de seus clientes e empregadores, desde que condizentes com o interesse público.
3 - Produto - os engenheiros de software garantirão que seus produtos e modificações relacionadas atendam aos melhores padrões profissionais possíveis.
4- Julgamento - os engenheiros de software manterão integridade e independência em seu julgamento profissional.
5- Gestão - os gerentes e lideres de Engenharia de software adotarão e promoverão uma abordagem ética da gestão do desenvolvimento e manutenção de software.
6- Profissão - os engenheiros de software promoverão a integridade e reputação da profissão, de forma condizente com o interesse publico.
7- Colegas - os engenheiros de software serão justos com os colegas e lhes darão apoio.
8- Para si - os engenheiros de software manterão por toda vida o aprendizado de sua profissão, e promoverão uma abordagem ética da pratica da profissão.

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Visita técnica dos alunos de Gestão de TI na empresa Melt.






                                                                                                                                                                                        


A MELT Metais e Ligas SA, se encontram situada em César de Pina pertencente da Cidade de Tiradentes – MG. E uma empresa do qual seu produto é bem visto no mercado com peças excelentes e um padrão de qualidade par   várias indústrias.
O local onde está situado o setor de TI e adequado e apropriado para o sistema, sendo composto por servidores, nobreak, computador, internet, suíte e ar condicionado, a TI tem uma grande importância na empresa do qual ela gerência a Filial e a Matriz dando suporte e segurança.
O coordenador José Atanásio da Silva Junior é muito competente com relação a sua função na empresa do qual ele é responsável pela gestão de TI, e com suas várias habilidades no qual se tornou coordenador.
O profissional da área de TI deve manter a ética e saber separar amizade do profissionalismo para que não atrapalhe o bom caminhamento da empresa.
O servidor armazena todos os dados da empresa não só da sede que é estabelecida em São João Del Rei, mas sim de Rondônia que é sua matriz.
O gestor decide o que todos os funcionários e visitantes vão acessar para evitar que coloquem as maquinas em risco dando problemas para parte de TI da empresa. O nobreak tem a função de segurar energia da máquina caso haja piques de energia não deixando perder os dados processados.
 A empresa utiliza três servidores do qual estão ligados em rede, mas há apenas um monitor, um teclado e um mouse para acessar os três servidores, isso se dá através do KMV, que usando apenas o teclado com a tecla Scroll Lock + o número do servidor ele acessa os servidores, sem a necessidade de ter que desconectar e conectar cabos, ou até mesmo ter um monitor para cada servidor.
Dificilmente é feito à manutenção nas máquinas, pois são controlados os sites que podem ser acessados, pelo fato do uso ser exclusivo a serviço da empresa.


Tipos de Software

LILIAN FERREIRA | Do UOL Tecnologia

Software Livre: qualquer programa que tem a liberdade de ser usado, copiado, modificado e redistribuído. Opõe-se ao conceito de software proprietário. Pode ser vendido ou disponibilizado gratuitamente. Um caso é o da Red Hat que comercializa o Red Hat Enterprise Linux. A possibilidade de modificações implica na abertura de seu código fonte. A maioria dos softwares livres é licenciada como GNU GPL ou BSD.
GPL: a Licença Pública Geral GNU acompanha os pacotes distribuídos pelo Projeto GNU (General Public License). É a mais utilizada, sendo adotada pelo Linux. Ela impede que o software seja integrado em um software proprietário e garante os direitos autorais. Não permite que as liberdades originais sejam limitadas, nem que sejam impostas restrições que impeçam a distribuição da mesma forma que foram adquiridos.
BSD: a licença BSD foi inicialmente utilizada nos softwares da Berkeley Software Distribution. Ela impõe poucas restrições sobre as formas de uso, alterações e redistribuição do software e, por isso, é chamada de copycenter. O programa pode ser vendido e não precisa incluir o código fonte.
Software em Domínio Público: o autor do software relega a propriedade do programa e este se torna bem comum, ou seja, não possui copyright. Entretanto, o autor pode restringir que modificações sejam feitas.
Copyleft: retira barreiras à utilização, difusão e modificação do software, mas impedem a utilização não-autorizada. Ele requer que as alterações sejam livres, passando adiante a liberdade de copiá-lo e modificá-lo novamente.
Software proprietário: é aquele cuja cópia, redistribuição ou modificação são proibidos pelo autor em determinado grau. É necessário solicitar permissão ou pagar para utilizar. Pode ser freeware, shareware, trial ou demo.
Freeware: software proprietário que é disponibilizado gratuitamente, mas não pode ser modificado.
Shareware: é o software disponibilizado gratuitamente por um período de tempo ou com algumas funções abertas, mas que implica no posterior pagamento pela sua licença.
Trial: versão de teste de vários softwares. É disponibilizada algumas funções, geralmente por 30 dias, para que o usuário experimente o programa para saber se ele atende às suas necessidades.
Demo: versão de demonstração, semelhante ao Trial. É possível usar o programa por um tempo ou com apenas algumas funções disponíveis.
Software Comercial: é o software desenvolvido com o objetivo de lucrar.
Open Source: o software de código aberto é aquele que disponibiliza seu código fonte e restringe-se aos termos técnicos da questão. Pode ser livre, ou proprietário. Algumas empresas como IBM, HP, Intel e Nokia investem em software de código aberto.


Os PDA’s

PDA “Personal Digital Assistant” – Assistente Digital Pessoal.
É o termo correto usado atualmente para se identificar o que geralmente era conhecido como: Palm, Palmtops,Wince, PocketPC, Handheld....
Muitas pessoas confundem um PDA como uma agenda eletrônica, mais na realidade são equipamentos que contém um alto grau de tecnologia embutida que disponibiliza aos seus usuários, além das funções básicas outras funcionalidades como acesso a internet, sistemas de vendas, filmadora, telefone celular, máquina fotográfica e inúmeros aplicativos e softwares que quando instalados tem a capacidade de processar informações, o tornando basicamente um computador de bolso, ele também pode atuar como GPS.
Estas características vêm tornando esses tipos de equipamentos cada vez mais adequados à necessidade da vida moderna. Devido o crescente avanço na tecnologia de equipamentos portáteis de pequeno porte e com a diminuição dos custos destes dispositivos, a computação móvel vem se tornando cada vez mais presente no cotidiano das pessoas.
Os PDA’s devem ser uma extensão do PC, não um substituto.


Mobilidade

A era da computação em nuvem, 2011 o inicio da era da mobilidade. Esta nova era será marcada por grandes tendências como: serviços em nuvem, big data, negócios sociais e banda larga móvel.
Além da ampliação das áreas de TI, a tendência cria um novo conceito: as nuvens pessoais, usadas por estes usuários para acessar seu próprio conteúdo onde ele estiver, há uma série de benefícios embutidos ai, que vão desde a possibilidade de atrair e reter talentos até o aumento de produtividade e inovação dentro das empresas.
Há alguns desafios que precisam ser superados pelas áreas de TI como:
Segurança – que precisa mudar seu foco da proteção de equipamentos para a proteção da informação.
Conformidade-terá que se definirem papéis e responsabilidades.
Custo – para metade dos CIOs ouvidos pela IDC, conviver e suportar essa variedade de equipamentos vai aumentar os custos da área moderadamente ou drasticamente.
Cultura – como ensinar as pessoas a usar seus aparelhos? O que acontece se alguns tiverem permissão para usar e outros não? Quem é o responsável pela manutenção em caso de quebra?
O mercado está mudando rápido e as empresas não podem ser inflexíveis, elas deveram investir em tecnologias e serviços que dêem mais segurança para os equipamentos.


Video:Sociedade da Informação


A era da informação e Sociedade da Informação

A sociedade da informação passou a ser utilizada, nos últimos anos desse século, substituindo o conceito de “sociedade pós-industrial” e como forma de transmitir o conteúdo especifico do novo paradigma técnico-econômico. As ciências sociais procuram expressar as transformações técnicas, organizacionais e administrativas que tem coma principal característica os insumos baratos de informação propiciados pelos avanços tecnológicos na microeletrônica e telecomunicações.

 
A era da informação
Após a revolução digital o mundo passou por grandes transformações sendo atualmente quase impossível viver sem tecnologia. Um fato ocorrido em qualquer lugar do mundo é quase momentaneamente divulgado para todos. Contudo essa informação não gera so benefícios, mas também grandes problemas para humanidade. 


Quem são Bill Gates e Steve Jobs nos dias atuais?

Bill Gates é um dos homens mais famosos do mundo, pela sua riqueza estimada em 58 bilhões de dólares, como também por ser o criador apesar de ser acusado de oportunista e roubar idéias. Ele se tornou um mito do mundo virtual.





 


Steve Jobs é um dos homens mais revolucionários de seu tempo. Com grande habilidade em tecnologia, modificou o sistema das indústrias, sendo também grande referencia para o mundo da computação.
 
Morreu no dia 05 de outubro de 2011, aos 56 anos, devido a um câncer pancreático.

A Revolução Tecnológica relatada no filme Piratas da Informática



O filme nos relata o surgimento das empresas Microsoft e Apple na década de 70 e a evolução dos computadores pessoais, por meio de quatro jovens universitários que adoram informática: Bill Gates, Paul Allen, Steve Jobs e Steve Wozniak.


 
Bill Gates e Steve Jobs têm algo em comum, enxergam bem além do seu presente e querem participar ativamente da evolução dos computadores.
 Steve Jobs com seu amigo Steve Wozniak, fundam a Apple e criam o Apple I, um computador com monitor para concorrer com o Altair da IBM. Foi nessa época que Bill Gates e seu amigo Paul Allen venderam para o IBM uma versão do BASIC, pois sem o software Altair não era nada.
 Um fato marcante é a criação da interface gráfica e do mouse, desenvolvidos por uma engenheira da Xerox, rejeitado pelos comandantes dessa empresa. Achavam que não havia explicação para uma pessoa ter computador em casa.Com o interesse de Steve Jobs que fez uma visita para conhecer o sistema, surgiu o MAC OS (Sistema operacional dos computadores Macintosh).
 A rivalidade entre Bill Gates e Steve Jobs começa quando Steve esnoba Bill Gates em uma feira de lançamento do Apple II.
 Depois de já estar trabalhando para a IBM vendendo seu software, e ter fundado a Microsoft, juntamente com seu amigo Paul Allen, Gates fez uma visita à Apple com sua equipe, para tratar com Jobs sobre negócios e visitar as instalações de sua empresa. Bill Gates convenceu Steve a contratá-lo para criar o software para o novo computador da Apple, o Macintosh. Com o fornecimento da empresa Apple de três computadores Macintosh à Microsoft, Gates copiou a tecnologia e criou o Windows, enrolando e até mesmo passando a perna em quem o esnobou na feira de lançamento do Apple II.
 Steve Jobs foi demitido da Apple em 1985 e retornando em 1997 para salvá-la, pois estava à beira da falência.
 Bill Gates tornou o homem mais rico do planeta e comanda hoje uma das maiores indústrias de software do planeta, a Microsoft. 

 
Anthony Michael Hall- interpretou
Bill Gates.


Noah Wyle- interpretou
Steve Jobs.


Evolução dos Computadores (linha do tempo)

Precursores da Informática Ábaco – 3000 a.C. (aprox.) O ábaco constituiu o primeiro dispositivo manual de cálculo; servia para representar números no sistema decimal e realizar operações com eles. 
 
Computadores Mecânicos (1642-1945) Calculadora Mecânica de Pascal (1642) Em 1642 o filósofo e matemático francês Blaise Pascal inventou a primeira máquina automática de calcular, a máquina era feita de rodas dentadas que simulavam o funcionamento do ábaco, realizava apenas soma e subtração e o resultado era mostrado numa sequência de janelinhas. Primeiro esta máquina foi chamada de PASCALINA, mas terminou, mais tarde, recebendo o nome de Máquina Aritmética de Pascal.


 
Em 1833 foi projetada a Máquina Analítica ou Diferencial, que de certa forma era semelhante aos computadores atuais, pois dispunha de programa, memória, unidade de controle e periféricos de saída. A idéia da construção surgiu da necessidade de se realizar automaticamente tabelas de logaritmos e funções trigonométricas. Devido a este projeto, ele ficou conhecido como Pai da Informática. 

 
ENIAC (Eletronic Numerical Integrator and Calculator) foi o primeiro computador digital eletrônico de grande escala. A máquina foi criada em fevereiro de 1946 pelos cientistas norte-americanos Jonh Eckert e John Mauchly, da Eletronic Control Company. Era um projeto militar americano para o cálculo da trajetória de morteiros através de tabelas.


 

Criado em 1951 o Computador Automático Universal (UNIversal Automatic Computer)uma máquina eletrônica com um programa armazenado que recebia instruções de uma fita magnética de alta velocidade em vez de cartões perfurados. Foi o primeiro computador a ser projetado e vendido para resolver problemas comerciais e também o primeiro a conseguir lidar com informação textual e numérica.


 

Em 1956 surgiu o IBM 305 RAMAC, primeiro computador a utilizar disco rigido magnetico. Esse disco foi nomeado de “IBM 350 Disk File”, e se tratava de uma pilha de 15 discos de 24 polegadas, com capacidade para armazenar 5 milhoes de caracteres de 7 bits, o equivalente a 4,4 MB.



 

 O primeiro protótipo real que viria a ser um circuito integrado foi desenvolvido por Jack Kilby em 1958 enquanto trabalhava para a Texas Instruments. Ele demonstrou que era possível integrar vários componentes de um CPU numa única peça – placa de silicone.



 

Lançado em 1981 o computador pessoal IBM-PC, era um pouco mais rápido que os seus concorrentes, mas tinha 10 vezes mais capacidade de memória e era apoiado pelas grande Üorganizações comerciais  O IBM-PC tornou-se no computador pessoal mais popular a nível mundial, o mesmo acontecendo com o seu microprocessador – o Intel 8088 – bem como o seu sistema Operativo – ÜMS-DOS 1.0 da Microsoft.  Este tipo de computador tornou-se um padrão para a indústria dos computadores.






 


Fundada em 1982, a Compaq foi à primeira empresa a construir um computador portátil que utilizava todo o software e periféricos criados para o IBM-PC.





 

Finalmente criada em 1993 a INTERNET é uma ligação entre várias redes a nível mundial que se baseia num sistema de endereços e num protocolo de comunicação chamado TCP/IP esta veio trazer uma nova gama de serviços como o correio eletrônico, a transferência de ficheiros, fóruns de discussão, acesso a computadores remotamente e o mais conhecido dos serviços que se baseia no protocolo HTTP e que permite a navegação em páginas alojadas na www.





 

Ultima Geração

Representa a criação de modelos cada vez mais sofisticados, como por exemplo a criação dos notebook, netbooks, tablets e outros.


Evolução dos Computadores — Presentation Transcript

Fonte:http://www.slideshare.net





Por que estudar Gestão de T.I

Para ser um profissional mais capacitado, assumir a função de Gestor de TI ou Analista de TI de uma organização e desempenhar uma boa gestão alinhada ao melhor uso das tecnologias da informação disponíveis no mercado.

Conceito de Tecnologia da Informação

Podemos definir Tecnologia da Informação como um conjunto de todas as atividades e soluções providas por recursos de computação, é utilizado também para designar  o conjunto de recursos não humanos dedicados ao armazenamento, processamento e comunicação da informação.A TI não restringe a equipamentos, programas e comunicação de dados, existem tecnologias relativas ao planejamento de informática,ao desenvolvimento de sistemas,ao suporte ao software, aos processos de produção e operação e ao suporte de hardware.A Tecnologia da Informação abrange todas as atividades desenvolvidas na sociedade pelos recursos da informática. É a difusão social da informação em larga escala de transmissão, a partir destes sistemas tecnológicos inteligentes, seu acesso pode ser de domínio publico ou privado, na prestação de serviços das mais variadas formas.

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Apresentação

Sou Raul Rodrigo dos Santos, graduando em Gestão da Tecnologia da Informação no Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo Neves (IPTAN), em São João Del Rei - MG.

 

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Lady Gaga, Salman Khan